segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Cultuta,atualidade e história

A cultura ao ser definida se refere à literatura, cinema, arte entre outras, porém seu sentido é bem mais abrangente, pois cultura pode ser considerada como tudo que o homem através da sua racionalidade, mais precisamente a inteligência, consegue executar, dessa forma todos os povos e sociedades possuem ela por mais tradicional e precaria que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras. Os elementos culturais são artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamento, preferências, invenções e todas as maneiras de ser (sentir, pensar e agir). A cultura é uma das principais características humanas, pois somente o homem tem a capacidade de desenvolver culturas, distinguindo-se dessa forma de outros seres como os vegetais e animais. Apesar das evoluções pelas quais passa o mundo, a cultura tem a capacidade de se permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, lembrando que a cultura é um elemento social, impossível de se desenvolver individualmente.

Cultura e lei natural

A lei natural e os direitos naturais, conforme Finnis, mostram-se como elementos substanciais para discussão atual do fenômeno jurídico. Neste livro o autor não se preocupa em formular uma teoria, mas procurou afastar-se dos fundamentos metafísicos que sempre cercaram essa temática na evolução do pensamento jurídico. Busca orientação em Hume e Clarke sobre a relação entre ser e dever-ser; inspira-se na phrónesis aristotélica e na prudentia de Tomás de Aquino. A obra serve para uma revisão crítica entre Direito e Sociedade em outros sistemas jurídicos. Este livro de Finnis traz possibilidades criativas para que o Direito possa revitalizar seu papel e sua especificidade no cenário das diversas áreas do conhecimento. A cultura e a lei natural são mais rigidas como por exemplo a mulher naõ tendo seus direitos.

O que é Cultura?

Cultura vem do latim que quer dizer cuidar, é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylor para designar o todo complexo metabiologico, criado pelo homem. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social; É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período ou lugar.