segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O homem é livre para escolher o seu destino?

O homem é livre sim pra escolher o seu destino,pois ele tem o livre arbítrio que é ''a crença ou doutrina que defende que a pessoa tem o poder de escolher suas ações''.Sendo assim ele pode usar suas crenças pra o bem ou o mal podendo fazer as escolhas certas ou não.Fazendo tudo com responsabilidade,pensando no próximo.Antigamente as pessoas pareciam que não tinham o livre arbítrio pois tudo tinha que ser muito correto,muito fechado e hoje não,as pessoas são mais liberais elas tem como expressar as suas opiniões bem melhor sem o medo de como as pessoas vão agir quando souberem o que nós fizemos.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Cultuta,atualidade e história

A cultura ao ser definida se refere à literatura, cinema, arte entre outras, porém seu sentido é bem mais abrangente, pois cultura pode ser considerada como tudo que o homem através da sua racionalidade, mais precisamente a inteligência, consegue executar, dessa forma todos os povos e sociedades possuem ela por mais tradicional e precaria que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras. Os elementos culturais são artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamento, preferências, invenções e todas as maneiras de ser (sentir, pensar e agir). A cultura é uma das principais características humanas, pois somente o homem tem a capacidade de desenvolver culturas, distinguindo-se dessa forma de outros seres como os vegetais e animais. Apesar das evoluções pelas quais passa o mundo, a cultura tem a capacidade de se permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, lembrando que a cultura é um elemento social, impossível de se desenvolver individualmente.

Cultura e lei natural

A lei natural e os direitos naturais, conforme Finnis, mostram-se como elementos substanciais para discussão atual do fenômeno jurídico. Neste livro o autor não se preocupa em formular uma teoria, mas procurou afastar-se dos fundamentos metafísicos que sempre cercaram essa temática na evolução do pensamento jurídico. Busca orientação em Hume e Clarke sobre a relação entre ser e dever-ser; inspira-se na phrónesis aristotélica e na prudentia de Tomás de Aquino. A obra serve para uma revisão crítica entre Direito e Sociedade em outros sistemas jurídicos. Este livro de Finnis traz possibilidades criativas para que o Direito possa revitalizar seu papel e sua especificidade no cenário das diversas áreas do conhecimento. A cultura e a lei natural são mais rigidas como por exemplo a mulher naõ tendo seus direitos.

O que é Cultura?

Cultura vem do latim que quer dizer cuidar, é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylor para designar o todo complexo metabiologico, criado pelo homem. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social; É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período ou lugar.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Somos construidos pela reflexão ou pela ação ?

Eu acho que somos contruidos pelos dois porque a reflexão é da cabeça e a ação é do corpo, e como corpo e cabeça sempre estão juntos reflexão e ação também não poderia ser diferente, e voce o que acha?

Para que serve filosofia?

A filosofia serve para as pessoas pensarem na vida ou nesse tipo de pergunta ''ser ou não ser, eis a questão'' a filosofia é uma coisa muito séria pois nos faz parar e pensar: da onde nos viemos?, para onde nós vamos?,o que nós somos?

Para que serve filosofia?

A filosofia serve para as pessoas pensarem na vida ou nesse tipo de pergunta ''ser ou não ser, eis a questão'' a filosofia é uma coisa muito séria pois nos faz parar e pensar: da onde nos viemos?, para onde nós vamos?,o que nós somos?

Comentário do filme Ágora

O filme Ágora se passa na Grecia antiga e tem como personagem principal a filosofa Hypatia, que é filha de um homen muito importante da época. O filme tem como tema principal a guerra entre cristãos e gregos onde acontecem muitas mortes, o filme é muito interessante pois serve para nós termos uma base sobre o que se passava na cabeça das pessoas daquela época sobre filosofia na qual eles levavam muito a sério.

segunda-feira, 8 de março de 2010


Surgiu nos séculos VII-VI a.C. nas cidades gregas situadas na Ásia Menor. Começa por ser uma interpretação des-sacralizada dos mitos cosmogônicos difundidos pelas religiões do tempo. Não apenas de mitos gregos, mas dos mitos de todas as religiões que influenciavam a Ásia menor.Segundo Platão e Aristóteles os mitos foram a materia inicial de reflexão dos filosoficos os mitos tornaram-se um campo comum da religião e da filosofia, revelando que a pretensa separação entre esses dois modos do homem interpretar a realidade não é tão nítida como aparentemente se julga.